VI SABIOVASF

 

“Economia x Sustentabilidade: os desafios na gestão de recursos naturais.” 

03-05 de Novembro, 2015 : Univasf : Juazeiro
Resultado dos Resumos 
03-05 de Novembro, 2015
 

Univasf - Campus Juazeiro

Espaço Multieventos

Juazeiro - BA

  • Facebook Basic Black
Sobre o evento:

 

A Semana Acadêmica de Biologia da Univasf (SABIOVASF) é um evento promovido pelos graduandos do curso de Ciências Biológicas, assistidos pelos professores do Colegiado de Ciências Biológicas (CCBIO).

Neste contexto, a SABIOVASF já faz parte do calendário científico para instituições privadas e públicas de diferentes localidades, atingindo status de abrangência regional em sua 6º edição. Com o intuito de promover de forma contextualizada e relevante a  atualização e reflexão acerca dos principais temas discutidos nas Ciências Biológicas, Agrárias e Saúde, através de palestras, minicursos, visita técnica, atividades de campo, feira de exposição e oficinas ministradas por seus respectivos especialistas.

FIQUE POR DENTRO

 

Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

NOSSOS PALESTRANTES

 

 

A COMISSÃO ORGANIZADORA

 

José Jorge Sousa Carvalho - Coordenador
 
Michely Correia Diniz - Coordenadora
Sabiovasf

Larissa Bezerra Soares Milhomens

Lilian Araujo Rodrigues

Lislei dos Santos Jorge

Luanny Rainy de Almeida Silva

Monique Ayala Araújo da Silva

Olga Souza Abel Moura

Paulo Maurício Almeida Guimarães Reis

Raquel Araujo Gomes

Taynara Sales Silva

Thaís Leal Teixeira

Uirã Alexandre Alves Lopes

Uitamara dos Santos

 

              

Adnailma dos Santos Limoeiro

Anne Karolyne de Andrade Leal

Eden Silva e Souza 

Elianderson Gomes de Sá

Ellen Karoline Carvalho Silva

Fernanda Gabriela Caxias da Silva

Gabriel Luiz Celante da Silva

Illara Leydira Carvalho Bandeira

Jadilson Mariano Damasceno

João Pedro de Carvalho Melo Gomes

Keyla Vitória Marques Xavier

Khatianne de Souza Correia

Larice De Amorim Rodrigues

 

 

 

Perita Judicial Ambiental (GVA/MG); Auditora Ambiental (InBS); Membro de la Red Iberoamericana de Meio Ambiente (REIMA); Mestre em Tecnologia Ambiental (ITEP/UFPE); Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente (GRIMA/CNPq); Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade nos Territórios Semiáridos (IF Sertão-PE); Mestre em Ciências da Educação (UI-Lisboa/PT); Doutoranda em Educação (UCSF/AR).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6358715394273386

 
Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco
 

Graduada em Química Industrial (1990), e em Engenharia Química (1992) pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Doutoranda em Engenharia Química (UFPE). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando no colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, na área de Engenharia Ambiental, Coordena o Núcleo Temático Recuperação de Áreas Degradadas, é Tutora do PET Conexões e Saberes Saneamento Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Química e Química Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento básico, tratamento e controle de qualidade de água e efluentes, educação sanitária e ambiental.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8379984717099508

 
Miriam Cleide Cavalcante de Amorim
 
sabiovasf
sabiovasf
Sandra Rodrigues da Silva 
 
sabiovasf

Mestranda em Botânica pela UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UPE- Universidade de Pernambuco (2007). Atualmente é professora fundamental II desde 1998 - Secretaria de Educação e Esporte de Juazeiro-BA. Tem experiência na área Botânica e entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Polinização de culturas agrícolas, com ênfase na cultura do maracujá amarelo.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1589220756961991

sabiovasf
Maria de Lourdes Neres da Silva
 

Bióloga. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2015). Atualmente, desenvolve atividades nas áreas de Perícia Ambiental, Pedologia e Classificação de Solos, Capacidade de Uso das Terras, Classes de Terra para Irrigação e Qualidade Ambiental.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7029126010229539

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana  (UEFS) e mestrado acadêmico em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (2014), Programa PPGEcoH da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Linha de pesquisa: Gestão Socioambiental. É especialista em Gestão de Recursos Humanos nas Organizações pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Administração. Integra os Grupos de Pesquisa Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade (DBIO/UEFS) e Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (CADM/UNIVASF). Exerceu atividades técnicas no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) nos Estados de Pernambuco, Alagoas e São Paulo, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); no Governo do Estado da Bahia na área de políticas públicas para Povos e Comunidades Tradicionais.

 

 

Samuel Carvalho de Azevedo Marques
 

Bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (2004-2008). Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia - área de concentração: Linguagens Visuais Contemporâneas (2011-2013); Professor efetivo da carreira de Magistério Superior na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8336717683408907

José Raimundo Magalhães Rocha

 
Fábio Carvalho Nunes
 

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2005), Doutorado em Geologia Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Santa Inês. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedogênese, geomorfogênese, avaliação de impactos ambientais, mapeamento e contaminação de solos.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4013037682259770

Rodrigo Leite Valentin de Souza

 

Analista ambiental formado pelo Senac - São Paulo, estudante de Ciências Biológicas pela UNIVASF, usuário e defensor de soluções em Software Livre há mais de dez anos.

 

CV: https://docs.google.com/document/d/1nSnm0pd3YoCgj10uzBa8DN8Hf2AuTl55237JmP7xZiM/edit

Emilly Anny Benevides de Abreu
 

Doutoranda em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal de Pernambuco. É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009) e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Tem experiência na área de Zoologia, Ecologia, Genética e Biologia Molecular.

 

É formada em biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV - UFPE) na área de Genética de Populações (bolsa CNPq) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico de Vitória (bolsa CAPES). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, Genética da Conservação e Filogeografia. Foi professora substituta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas Biotecnologia, Genética Molecular e Biologia Evolutiva. Atualmente é professora adjunta de Genética e Biologia Celular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) campus Senhor do Bonfim.

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127194P9

 

Liliane Gallindo Dantas de Oliveira
 
Alysson Gomes de Lima
 

Possui Mestrado em Manejo do Solo e Água - Universidade Federal da Paraíba; Especialização em Agroecologia - Universidade Estadual da Paraíba (andamento); Graduação em Agronomia - Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Agronomia - Manejo e Fertilidade do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção baseada em princípios agroecológico, de interesse para o desenvolvimento sustentável agrícola e agricultura familiar na região semi-árida; métodos agroecológicos de convivência e controle de insetos e doenças; tecnologias sociais e de convivência com o semi-árido. . Atualmente é analista ambiental no Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), onde atua no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775504P9

 

Viviane Santos de Souza Barreto
 

Possui Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IF Baiano (2015). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IF Baiano (2011).

 

Romilson de Souza Barreto
 

Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IF Baiano. É Servidor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Santa Inês, desde 2008, atuando na área administrativa. É formado em desenho arquitetônico. Atuou na área privada como Desenhista Técnico na Indústria de alimentos: CCB - Cia de Cítricos do Brasil (1994 a 2005). Durante este período recebeu junto ao SENAI diversos cursos de aperfeiçoamento profissional entre alguns deles: Eletricidade Básica e Comando Elétricos.

 

Helinando Pequeno de Oliveira
 

Graduado em Engenharia Eletrônica (2000) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Física pela UFPE (2002) e Doutor em Física pela UFPE (2004), com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (2012) . Atualmente é professor associado 2 e pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenou o programa de pós-graduação em ciência dos materiais nos primeiros anos de implantação (2007-2011) e desenvolve pesquisa com ênfase em propriedades elétricas de sistemas coloidais, polímeros condutores e nanoestruturas orgânicas com aplicações em sensores e supercapacitores, atuando principalmente nas áreas de espectroscopia de impedância, polímeros condutores e microemulsões. Coordena as atividades do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (LEIMO) na UNIVASF.

 

Cibele Maria Vianna Zanon
 

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG- 2000). Mestre em Zoologia pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL- 2004). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (UEM- 2010). Atua na área da Ecologia, com ênfase em Ecologia de Mamíferos, especialidade em Chiroptera.

 

Georgtown Almir Oliveira da Silva
 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2010), possui especialização em ensino de química pela UCAM-PROMINAS (2014), Mestrando em Ciências dos Materiais pela UNIVASF (atual), Atualmente é professor - COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, professor e supervisor da sala de ciências - SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO, professor auxiliar da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e professor da REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. , atuando principalmente nos seguintes temas: software, ensino de química, sistema de liberação de princípios ativos, síntese de moléculas bioativas.

 

Ana Rúbia Torres de Carvalho
 

Promotora de Justiça de Meio Ambiente de Petrolina, Diretora para Assuntos Internacionais da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente- ABRAMPA e Vice-Presidente do Instituto do Ministério Público de Pernambuco IMPPE.

 

Edson Gomes de Moura Júnior
 

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRPE (2012). Foi professor substituto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) de 2013 a 2015, ministrando aulas para as disciplinas de Morfologia e Sistemática de Fanerógamas, Limnologia e Protistas Fotossintetizantes e Vegetais Basais. Atualmente é aluno (Doutorado) da Pós-Graduação em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e analista ambiental do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da UNIVASF. Participa do Núcleo de Especialistas em Plantas Aquáticas da Sociedade Brasileira de Botânica (SBB/NEPA), onde exerce o cargo de Secretário Geral. Desenvolve pesquisas com macrófitas aquáticas e fitoplâncton, atuando principalmente nos seguintes temas: reservatórios, florística, ecologia, limnologia, Nordeste.

 

Elizabete Karlla Mota Rios
 

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é Analista Ambiental do CEMAFAUNA Caatinga, onde desenvolve atividades de Monitoramento de Aves e Resgate de Fauna na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco. 

 

José Jorge Sousa Carvalho
 

Graduação em Biologia pela Universidade Católica do Salvador (1981), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em Geologia Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, Avaliação de Impactos Ambientais, Mapeamento de solos, Classes de Terras para Capacidade de Uso e Classes de Terras para Irrigação e Licenciamento ambiental. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, na área de Gestão Ambiental e Pedologia e Classificação de Solos.

 

Márcio Lima Rios
 

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), Especialização em Estudos Ambientais pela PUC-MG (2004) e Mestrado em Geografia (área de concentração Análise Ambiental) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professor D-IV em regime de Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano - Campus de Senhor do Bonfim-Ba) onde leciona ‘Geografia’, ‘Gênese e Morfologia de Solos’ e ‘Geoprocessamento’. Atualmente é Coordenador do curso de Pós-Graduação (Especialização) em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos. Tem experiência (pesquisa desenvolvida) nas áreas de Levantamento Pedológico, Geoprocessamento, Desertificação no Semiárido e Análise Ambiental em Microbacias Hidrográficas.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9169419060971338


 

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é colaborador em projetos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria e professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico molecular de patógenos de interesse veterinário, estudo de mecanismos de resistência aos antimicrobianos e alternativas ao uso de antimicrobianos. 

 

Mateus Matiuzzi da Costa
 

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Docente do Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-OS). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Levantamentos florísticos e Fitossociológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Impactos Ambientais, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Taxonomia de angiospermas de Floresta Atlântica e Caatinga.

 


 

Marcondes Albuquerque de Oliveira:
 
Jéssica Viviane Amorim Ferreira:
 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Ecologia, Monitoramento de Flora e Confecção de Mapas Temáticos, atuando principalmente nas seguintes áreas: impactos ambientais, modelagem de nicho ecológico, inventário florístico e fitossociológico e resgate de germoplasma.

 

Camila de Alencar Freitas
 

Arquiteta e Urbanista
Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-Campus Petrolífera
Mestra em Tecnologia Ambiental pelo ITEP -2014
Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG -2011
Área de Ensino - Tecnologia Construtivas e Ambientais, Desenho, Materiais de Construção.
Área de Trabalho- Projetos de Arquitetura e Planejamento Urbano e Ambiental, Licenciamento Ambiental, Áreas de Preservação Permanente em espaços urbanos.

 

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para contatovisabiovasf@gmail.com

PATROCÍNIO

Patrocinadores Associados

 
 
galeria3.jpg
galeria2.jpg
galeria1.jpg
galeria4.jpg
galeria3.jpg
galeria4.jpg
galeria1.jpg
galeria2.jpg
univasf
univasf
press to zoom
NEMA
NEMA
press to zoom

Seus comentários foram enviados com sucesso!